terça-feira, 7 de setembro de 2010

Oficina de Confecção de "Mamulengo" na biblioteca da Escola Maria Neide








No sábado dia 04/09 foi realizada na biblioteca da escola Maria Neide, pela professora Viviane, uma oficina para a confecção de bonecos "mamulengos".
O convite foi feito durante a semana para todos os alunos, que deveriam comparecer a biblioteca munidos de uma garrafa pet e folhas de jornal. A criançada compareceu em peso.
A confecção dos bonecos iniciou cedo, uma vez que para construí-lo é necessário fazer papietagem e também pintura com guache, configurando-se em um processo demorado.
Muitos dos alunos que compareceram trouxeram ajudantes, os seus pais, como as fotos podem demonstrar.
A atividade foi bastante produtiva, ficamos o dia todinho envolvidos no mundo dos bonecos. O boneco "mamulengo" é um boneco utilizado no teatro de rua, uma forma de teatro musicada e brincante, que envolve o público e inclui no seu roteiro a participação deste. O nome "mamulengo" vem do termo "mão molenga"que é como tradicionalmente manipulam-se este tipo de boneco. Esta cultura de brincar com "mamulengo" vem do nordeste brasileiro a mais de 3 séculos.
Nesta atividade além de envolvermos a consciência ecológica partindo da possibilidade de reaproveitamento de materiais recicláveis, despertamos também habilidades plásticas e teatrais dos participantes, pois depois de todo o trabalho fizemos um teatrinho improvisado com os bonecos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário